Como cuidar dos cabelos brancos? Dicas fáceis e práticas para o dia a dia!

Mulher com cabelo grisalho

Durante muito tempo, o cabelo branco feminino era um verdadeiro tabu em nossa sociedade. Assim que os primeiros fios mais claros começavam a surgir, boa parte das mulheres corriam para o salão tentando esconder a mudança. Que besteira! Hoje, cada vez mais o público está assumindo as suas madeixas brancas, sem se preocupar se isso vai soar como descuido ou falta de vaidade.

Porém, um ponto interessante é que, com o tempo, é possível que os fios branquinhos fiquem um tanto amarelados, causando um visual desequilibrado. Para evitar que isso ocorra ou, até mesmo, que o cabelo também fique ressecado, você precisará investir em alguns cuidados e produtos específicos para essa finalidade, como o shampoo para cabelos brancos.

Não sabe por onde começar? Hoje, te contamos o passo a passo para manter a aparência impecável e ostentar os seus fios naturais em qualquer lugar. É só continuar acompanhando a leitura e ficar por dentro!

Por que as madeixas ficam grisalhas?

Conforme o tempo passa, ou seja, vamos envelhecendo, é normal que as madeixas fiquem mais branquinhas.

Isso acontece graças aos níveis de melanina. Tal substância consiste em um pigmento natural, presente nos fios e que, com os anos, tem a sua produção diminuída. Fato este, responsável por fazer com que as madeixas fiquem mais esbranquiçadas, perdendo a sua cor habitual.

Vale ressaltar que todo esse processo acontece de maneira gradual e se inicia entre os 35 e 45 anos. Existem ainda, alguns fatores genéticos que podem contribuir para a sua aceleração, como também, outras questões, tais como o estresse intenso, problemas na tireoide e o uso constante de descolorantes.

Como cuidar dos cabelos brancos

Se você já está notando a presença de fios brancos, fique tranquila! Atualmente, existem vários métodos que podem te ajudar a cuidar desse novo visual, sem que ele fique rebelde, amarelado ou ressecado. Para tanto, será necessário investir em alguns truques capazes de fortalecê-lo e manter a cor em dia. Anote as nossas recomendações para arrasar!

Recorra aos produtos para cabelos branco feminino

O primeiro passo para quem deseja aprender como cuidar dos cabelos grisalhos, é apostar em um bom shampoo roxo. Também conhecido como desamarelador, o produto também é frequentemente recomendado para as mulheres loiras ou que platinaram o cabelo, como uma forma de impedir que as madeixas fiquem com tons amarelados demais.

O roxo é uma cor oposta ao amarelo. Por isso, o pigmento é amplamente utilizado para neutralizar esse tipo de tonalidade. E uma vez que, com os anos, os fios grisalhos tendem a ficar amarelados, esse tipo de formulação é muito indicado para solucionar a situação.

Evite a exposição excessiva ao sol

Pouca gente sabe, mas os raios do sol podem afetar diretamente a saúde e a aparência das madeixas grisalhas, assim como, potenciar o processo de amarelamento. Não quer que isso aconteça? Então, evite se expor à luz solar sem os devidos cuidados.

Em geral, indicamos o uso de protetores térmicos, que são excelentes para proteger a estrutura dos fios sob altas temperaturas. Há ainda, a possibilidade de investir em lenços, chapéus, bonés e outros tipos de acessórios para essa finalidade. Além de manterem as suas madeixas seguras, tais itens são ótimos para deixar o visual mais bonito e estiloso.

Melhore a hidratação

Uma vez que os fios estarão com pouca concentração de melanina, eles também tendem a perder a sua flexibilidade. O resultado disso é um só: o cabelo se torna mais fraco e quebradiço.

Dito isto, é essencial que a sua massa capilar seja reposta constantemente, sempre utilizando bons produtos para cabelos grisalhos. Além dos shampoos, os condicionadores e máscaras potentes de reconstrução devem entrar nessa lista. Considere ainda, o uso de ampolas vitamínicas, que ajudarão a intensificar os resultados desses cuidados.

Vá ao salão sempre que possível

E não acabamos por aí. Existem mais alguns segredinhos para quem deseja ostentar cabelos brancos impecáveis pelas ruas. Esse é o caso do corte, que deve estar sempre em dia — com as pontinhas devidamente aparadas.

Considere deixar os seus fios mais curtinhos, uma vez que os cortes menores necessitam de menos modelagem e, logo, fazem com que a sua rotina de beleza seja simples e eficiente.

Inclusive, se você está naquele período de transição, entre o cabelo pigmentado para o grisalho, saiba que manter as madeixas curtas e aparadas é uma ótima pedida para camuflar a diferença de tonalidades. Vale experimentar!

Melhor shampoo para cabelos grisalhos

No mercado da beleza, você encontrará uma vasta variedade de produtos para cabelos grisalhos. Hoje em dia, as versões do shampoo roxo são as mais indicadas, uma vez que deixarão os seus fios mais saudáveis, resistentes e bonitos.

Fora isso, essas opções são formuladas com propriedades essenciais para evitar que as madeixas fiquem amareladas, oferecendo praticidade com o visual ao longo dos dias.

A dica, é sempre utilizar essas versões de forma intercalada com os demais produtos diários. Se possível, invista também em composições com alto poder de hidratação e ação antioxidante, que são fundamentais para potencializar os resultados.

Já caso não saiba em qual item investir, selecionamos a seguir algumas das marcas mais utilizadas do momento e que garantem efeitos fantásticos para as madeixas grisalhas:

Dica da Lojas REDE

E para uma experiência completa, é interessante investir em um kit, composto por shampoo, condicionador e máscara de proteção.

Um deles, é o Amend Matizador — uma linha desenvolvida especialmente para os fios que necessitam de cuidados especiais. Ao usá-lo, você notará um tom platinado incrível, dando adeus ao tão temido amarelado e promovendo mais força e elasticidade. Quem experimenta, ama!

E aí, gostou de conferir as principais dicas de cuidados com o cabelo branco feminino? Acredita que, após essa leitura completa, ficará mais fácil brilhar com o seu novo look por aí?

Para não ter erro, aproveite e visite o e-commerce da Lojas REDE, onde trabalhamos com inúmeros produtos que vão te ajudar a ficar ainda mais linda, como shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento. Vem!

7.3.21