Cachos perfeitos: 5 dicas para ter cachos bem definidos

Se antes a tendência era alisar os fios, agora as mulheres estão se empoderando e assumindo suas madeixas do jeitinho que elas são. Por isso, estamos vendo muitas pessoas com o cabelo volumoso e repleto de vida. Mas, a verdade é que não é tão simples manter os fios com essas características. Para arrasar, é preciso seguir uma rotina de cuidados diários, seja investindo em um creme de hidratação para cabelos cacheados ou outros truques especiais. 

Ao mudar de hábitos e começar a cuidar das suas madeixas com mais carinho, será possível fazer com que as curvas dos fios fiquem bem definidas. Fora isso, você conseguirá driblar o efeito ressecado nas pontas, fazendo com que todo o visual permaneça bonito e saudável por muito mais tempo. O segredo é ficar de olho em todos os processos do dia a dia, como é o caso da maneira com a qual lavamos, secamos e, inclusive, finalizamos as madeixas. 

Diante disso, o nosso time de especialistas em beauty veio até aqui para dividir com você, lindeza, algumas sugestões babadeiras e que vão transformar o seu visual daqui para frente. Não saia daí, anote tudo e alcance o look que você sempre sonhou!

5 dicas para ter cachos bem definidos

Dica #1: evite o uso de pentes

O pente já se tornou um acessório comum e indispensável em nosso dia a dia. No entanto, o seu uso pode comprometer a saúde — e o visual — das madeixas cacheadas. 

Ao entrar em contato com os fios, o pente, especialmente nas versões plásticas, é  responsável por criar uma “corrente estática”, que aumenta significativamente o frizz. Ou seja, nada legal! 

Para evitar que esse tipo de situação ocorra, a melhor saída para desembaraçar o cabelo e mantê-lo impecável, é realizar esse procedimento durante o banho, com a ajuda dos dedos. Assim, você conseguirá fazer com que os cachos fiquem definidos e sem nós. 

Dica #2: corte o cabelo periodicamente 

Seguindo as nossas dicas para cachos bem definidos, também é bacana ressaltar a importância de aparar as pontas com alguma frequência. 

De acordo com os hairstylists, a melhor saída é cortar as pontas a cada dois meses. Isso porque, depois de 60 dias do último corte, os fios começam a apresentar um visual irregular. Logo, as pontas também tendem a ficar mais ressecadas e sem vida. 

Assim, a recomendação é não prolongar muito e, se possível, ir até o salão para que as extremidades fiquem sempre alinhadas. Apesar de parecer superficial, esse hábito fará muita diferença e garantirá uma série de benefícios para o seu look. Anote na agenda!

Dica #3: aposte na técnica da fitagem

Você já ouviu falar na fitagem? Basicamente, a técnica consiste em um processo de texturização e finalização das madeixas. Nela, é usado um creme de pentear, que ajudará a dar volume e definição aos cachos. 

O objetivo é usar e abusar do cosmético e, em paralelo, ir “amassando” os cachinhos até que eles ganhem forma. E o melhor: a solução pode ser feita em todos os tipos de cacho, independentemente de seu comprimento. 

Aliás, o processo é bem fácil de fazer. A seguir, veja o passo a passo que preparamos: 

  • após lavar o cabelo, retire o excesso de água com uma toalha macia; 
  • depois, penteie o cabelo com uma escova de cerdas largas; 
  • com as madeixas úmidas, separe os fios em mechas; 
  • com tudo pronto, aplique o creme de pentear em cada região; 
  • enquanto o produto seca, utilize as mãos para ir amassando os cachos e deixá-los bem definidos; 
  • se quiser, ainda é possível utilizar um óleo para obter uma finalização perfeita.

Dica #4: escolha bem o seu shampoo

Outra recomendação sobre como deixar os cachos bem definidos, é ficar de olho no shampoo usado no dia a dia. Explicamos: como os fios cacheados apresentam um nível maior de ressecamento, a solução é optar pelos cosméticos formulados com agentes de limpeza leves. 

Ao contar com soluções suaves durante a lavagem, você conseguirá eliminar o excesso de sebo presente nas madeixas, mas sem causar nenhum tipo de agressão. Em contraponto, as alternativas comuns são conhecidas por prejudicar o visual dos cabelos a longo prazo, deixando-os mais ressecados e sem aquele aspecto brilhoso que tanto amamos. 

Já na hora de secar, tenha cuidado redobrado com o secador. A sugestão é evitar as altas temperaturas, que costumam agredir a fibra capilar – ainda mais, no caso de um cabelo cacheado. Caso queira deixar as suas ondinhas bem definidas, prefira utilizar o difusor. Muito eficiente, ele te ajudará a conquistar um efeito incrível e sem danos. 

Dica #5: use um bom creme de hidratação para cabelos cacheados

Não tem jeito: toda cacheada deve recorrer à hidratação sempre que possível. Como se sabe, todos os tipos de fios necessitam de uma rotina frequente com o uso de cremes hidratantes. 

Porém, com os cachos essa atenção deve ser ainda maior. O motivo é um só: em geral, os tipos de cacho conhecidos como “3” e “4” são mais propensos ao ressecamento natural. 

Assim, um belo hidratante pode se tornar o seu grande aliado nesse processo. A única dica é não exagerar na aplicação — do contrário, as suas madeixas podem ficar pesadas demais. Em vez disso, opte por cosméticos com fórmula leve e que podem ser utilizados uma vez durante a semana. 

Quer algumas sugestões babadeiras, fáceis de encontrar e com um precinho camarada? Aqui vão: 

Viu só? Após descobrir como deixar o cabelo cacheado bem definido, não há mais desculpas: o seu visual já pode ficar impecável para qualquer ocasião. 

E se você ainda não possui produtos poderosos para te ajudar ao longo desses cuidados, aproveite para conferir os itens especiais para as cacheadas em nosso site. Você vai amar!

7.3.21