7 dicas para esmaltar unhas em casa

Você também é apaixonada por esmaltes, mas ainda não sabe como pintar as unhas em casa? Chegou a hora de acabar com esse problema, lindeza! 

Durante muito tempo tivemos o costume de frequentar os salões de beleza para realizar essa tarefa. Agora, com o avanço da quarentena, muitas mulheres estão aprendendo a cuidar das mãos sem sair do lar. E o mais bacana de tudo isso é que é possível criar uma produção incrível sem muito esforço. Além de escolher a sua cor queridinha, será preciso seguir alguns truques babadeiros e que ajudarão a fazer com que a esmaltação fique mais bonita e com longa durabilidade. 

É claro que não deixaríamos você fora dessa! Com o fim de ano se aproximando, listamos neste post todas as informações necessárias para que as suas unhas fiquem deslumbrantes. Acompanhe!

Como esmaltar as unhas em casa? 7 dicas preciosas!

Ainda hoje, há quem acredite que esmaltar as unhas em casa é uma tarefa difícil, dá para acreditar? Mas, não se engane: seguindo os truques certos, você conseguirá cumprir essa tarefa com rapidez e o máximo de eficiência. Para tanto, anote as recomendações de experts que preparamos especialmente sobre o tema.

Comece pelas cutículas

Um erro comum na hora de aprender como pintar as unhas das mãos sozinha, é acreditar que as cutículas só devem receber um tratamento especial durante a esmaltação. Nada disso! 

Com o passar dos dias, temos o costume de entrar em contato com uma série de elementos capazes de ressecar essa região, sendo o detergente e a poluição do ar apenas alguns exemplos. Portanto, toda atenção é pouca! Se você deseja ter unhas bonitas, aposte na hidratação frequente de suas cutículas. 

Quando possível, carregue em sua bolsa um bom creme hidratante para as mãos. No mercado, ainda é possível encontrar produtinhos específicos para deixar as cutículas saudáveis e bonitas. 

Dependendo do resultado desses tratamentos, você nem precisará removê-las, já que elas ficarão mais fininhas e maleáveis — bastando empurrá-las para trás. 

Não use alicates sem ponta

Quer saber qual é um dos principais inimigos de uma unha bonita? O alicate sem ponta! Uma vez usado, esse acessório pode causar uma série de estragos na região e, de quebra, não consegue remover corretamente a cutícula. 

O resultado não poderia ser diferente: a sua pele ficará com várias falhas, com mais “fiapos” levantados e, em alguns casos, até com pequenos machucados. Nada legal!

Para evitar que isso aconteça, fique de olho na conservação do seu alicate. A dica é deixá-lo sempre bem afiado. Também guarde o acessório em espaços próprios, evitando o contato com superfícies úmidas para que ele não enferruje com o tempo. 

Outro cuidado necessário é jamais utilizar o acessório de outra pessoa, uma vez que esse hábito pode contribuir para a proliferação de uma série de doenças. 

Invista em uma lixa polidora

Outro truque sobre como pintar as unhas das mãos sozinha, é utilizar uma boa lixa polidora. Acessíveis e fáceis de encontrar, esses produtos consistem em lixas no formato de “bloquinhos”. Com elas, você conseguirá diminuir a ondulação e fazer com que as unhas fiquem mais lisas e brilhantes — quase um efeito base. 

Porém, é necessário ter cuidado, viu? Ao utilizarmos demais o acessório é provável que as unhas acabem ficando fracas e quebradiças. O ideal é usar a lixa somente a cada 30 dias, ou então, passar apenas nas pontinhas das unhas para garantir um acabamento legal. 

Antes do esmalte, vem a base

Um cuidado fundamental para manter as unhas superprotegidas é aplicar uma camada de base de unha antes da esmaltação. Esse truque funciona como uma espécie de “película”, impedindo que os compostos químicos do esmalte tradicional consigam penetrar na estrutura e deixá-la enfraquecida. A parte boa é que existem inúmeras fórmulas disponíveis. Há, inclusive, algumas versões exclusivas para cada tipo de problema, como: 

  • base para unhas fracas; 
  • base para unhas sem brilho
  • base para unhas quebradiças
  • base para ajudar no crescimento das unhas

Durante a escolha, invista na opção mais adequada para suprir as suas necessidades e nunca esqueça de aplicá-la antes do esmalte. Com o tempo, você notará a diferença!

Use apenas esmaltes novinhos

Não é raro nos apaixonarmos por uma cor de esmalte e, no fim das contas, esquecermos de usá-lo. Nessas ocasiões, a regra é clara: jamais aplique produtos velhos na unha — mesmo que eles sejam os seus favoritos do momento. Inclusive, existem vários mitos que rondam essa prática. Algumas pessoas aconselham incluir óleo de banana ou, até mesmo, acetona para que eles amoleçam. Não caia nessa! 

Caso o produto já esteja grosso, a melhor saída é jogá-lo no lixo. Isso porque, a sua unha ficará muito mais bonita com um componente novo e, até mesmo, apresentará uma durabilidade maior. Vale anotar!

Aplique poucas camadas de esmalte

Algumas pessoas acreditam que, ao esmaltar as unhas, a recomendação é aplicar muitas camadas de esmalte. Porém, não é bem assim. Nessa fase, tenha em mente que “menos é sempre mais” e o máximo recomendado é aplicar duas demãos do produto. 

Apenas com essa quantidade, já será possível garantir um resultado liso e uniforme. E ainda tem mais: nessa mesma fase, considere fazer camadas finas de esmalte, uma vez que, quanto mais grossa for a aplicação, maiores serão as chances do seu visual descascar rapidamente. 

O spray e o óleo secante são os seus melhores amigos

Assim que finalizar o desafio, não deixe de limpar os cantinhos com um palito e algodão umedecido em acetona. Para ter mais facilidade nessa etapa, espere alguns minutos até que o esmalte seque bem e fique mais fácil de ser removido. 

Por último, passe uma camada de óleo secante por cima de cada unha. Ou, se preferir, também é possível substituir esse produto pelo spray. Ambos são imprescindíveis para que a esmaltação tenha brilho, seque rapidamente e, claro, dure por mais dias.

E aí, curtiu essas dicas de como pintar as unhas sozinha? Se gostou e quer continuar acompanhando outros conteúdos exclusivos como este, aproveite para seguir a  página da Lojas REDE no Facebook. Nos vemos lá!

7.3.26