Newsletter CADASTRE-SE E RECEBA NOTÍCIAS EXCLUSIVAS:

Vamos falar sobre a barba…

Vamos falar sobre a barba...

Olá, me chamo Fellipe Santiago. Como barbeiro, sou responsável por moldar vários estilos de barbas e bigodes no meu dia-a-dia. Um dos maiores desafios que enfrento nesse meu ramo de negócio é quando o cliente pergunta: “qual o tipo de barba ideal para mim?”. Isso é um grande desafio, pois a barba e o bigode juntos mudam totalmente a face do indivíduo e eu, na persona de barbeiro, ou nesse caso, de escultor, tenho que gerar o melhor molde para o cliente. Na minha opinião, o estilo certo da barba é um trabalho em conjunto entre o profissional e um misto de personalidade do cliente. O que muitas vezes eu faço é questionar o estilo de vida do mesmo, isso me gera uma base para sugerir um corte mais adequado.

Um ponto interessante sobre a barba é que, quando grande, funciona como um filtro natural de impurezas presentes no ar e dizem até que aumentam as suas chances com as mulheres, pois, quando bem tratadas, inspiram segurança e masculinidade.

Sobre como tratar sua barba e bigode: nos casos das barbas grandes sugiro pelo menos uma vez por mês visitar o seu barbeiro de confiança para fazer as limpezas dos lábios e contornos, redução de volume e manutenção da forma. Indico também a compra de um pente de madeira para pentear diariamente, não gosto do pente de plástico, pois a eletroestática aumenta o frizz (aquele efeito de arrepiado). Já nos casos de barbas curtas ou por fazer, é preciso uma manutenção maior, existem casos que dependendo da genética é preciso visitar o barbeiro semanalmente para que o corte e estilo não sejam perdidos. Nesses casos um creme hidratante facial aplicado diariamente é uma boa solução para manter a suavidade dos pelos, nenhuma mulher gosta daquela sensação de arame enfarpado ao ser beijada.

Em resumo, a barba voltou para ficar por um bom tempo, isso todos temos certeza, mas independentemente do estilo escolhido, a barba que veio para ficar é aquela bem tratada. Ter barba é, sim, sinônimo de masculidade e confiança como dito acima, mas se não cuidada, pode transmitir desleixo, falta de higiene e atualmente não há necessidade disso. Cuide de sua barba, cuide de você.

Fellipe Santiago

Barbeiro e proprietário da empresa O Barbólogo em Lisboa-Portugal.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário