5 ideias para inovar o visual com mechas coloridas

Fios loiros? Castanhos? Ruivos? Que nada! A tendência da vez são os cabelos com mechas coloridas! Em alta desde 2020, essa proposta vem encantando mulheres de todos os perfis — independentemente da idade. Isso porque, o toque de cor é ideal para garantir um visual mais alegre, jovem e descontraído, especialmente, se você gosta de transbordar personalidade por onde passa. 

E o mais legal de tudo, é que as mechas coloridonas podem ser feitas, até mesmo, dentro de casa. Há também várias possibilidades para quem deseja inovar e fugir do óbvio, seja investindo em tonalidades diferentes, ou então, produzindo mechas em áreas com grande destaque no cabelo. Você só precisa usar a criatividade!

Por isso, prepare-se, lindeza: neste post, trouxemos uma chuva de dicas e inspirações que vão te ajudar a brilhar muito com o look. É só acompanhar e ficar por dentro!

Os diferentes tipos de tipos de mechas coloridas

Por si só, as mechas coloridas já chamam bastante atenção. Entretanto, existem várias formas de abraçar a ideia e conquistar o visual que você sempre sonhou. Abaixo, mostramos algumas técnicas fantásticas. 

Mechas ombré 

Nessa opção, os fios coloridos ficam mais intensos nas extremidades das madeixas. Assim, você pode tanto realizar o procedimento investindo em uma única cor, como também, criando um efeito degradê, em que a tonalidade vai clareando “de cima para baixo”. 

Só não se esqueça: como as pontas são a parte mais envelhecida do cabelo, é sempre bom realizar um profundo tratamento reparador e de hidratação antes de aplicar qualquer produto químico. 

Mecha colorida na lateral do cabelo

As laterais coloridas também se tornaram as queridinhas entre as fashion girls mais descoladas da temporada. No Instagram, por exemplo, é possível encontrar várias influencers que já aderiram ao conceito, seja criando mechas cor-de-rosa, esverdeadas ou azuladas

Aqui, a ideia é fazer com que as laterais do cabelo fiquem coloridas com os seus tons preferidos. Ainda é possível revezar a tonalidade escolhida para não enjoar, ou então, pintar cada lado de uma cor.

Mecha colorida na nuca

Quer conhecer uma ótima maneira de criar mechas coloridas, mas sem comprometer a saúde dos fios? Invista na “mecha única”. Normalmente, as mulheres que apostam nessa proposta tingem a parte da nuca com pigmentos vibrantes. 

Com isso, sempre que você fizer um “rabo de cavalo”, coque, tranças ou qualquer outro penteado, os seus fios ganharão mais cor e vida. Tudo isso, muito sutilmente e sem exageros.

Mecha frontal colorida

A mecha frontal colorida, também conhecida como “franja colorida” é a solução ideal para quem não tem medo de ousar. Como o próprio nome já diz, a ideia é descolorir as franjas, as deixando com um tom de destaque e superestiloso. 

Febre entre as adolescentes, a opção pode ser aplicada em franjas de comprimento curtinho, médio ou alongado. Há também as garotas que investem em cores complementares para criar um efeito ainda melhor. Por exemplo: 

  • verde + azul; 
  • rosa + roxo; 
  • amarelo + vermelho.

Como fazer mechas coloridas no cabelo

Queira você fazer mechas no cabelo cacheado, crespo ou liso, temos uma excelente notícia: esse processo pode ser realizado com as suas próprias mãos. Ou seja, sem precisar sair de casa. 

É claro que nada te impede de ir ao salão de beleza, mas, caso queira economizar e aprimorar os seus talentos, vale experimentar o passo a passo que preparamos sobre o assunto. Veja abaixo como é fácil.

Escolhendo os produtos certos 

Assim que definir o tipo de mechas coloridas desejado, é o momento de escolher os produtos ideais. Caso as suas madeixas tenham um tom mais escurecido (entre o preto e o castanho), a recomendação é investir em produtos químicos próprios para descolorir os fios. 

Tais itens devem ser adquiridos de acordo com as características dos seus cabelos para que o resultado fique impecável e sem manchas. Espia só: 

  • para cabelo castanho claro ou loiro escuro: água oxigenada de, no máximo, 30 volumes
  • para cabelo preto ou castanho escuro: água oxigenada de 40 volumes

Fora a água oxigenada, você terá que comprar o famoso pó descolorante, além de alguns acessórios especiais. Um papel alumínio, pincel e luva estão nessa lista. 

Por fim, lembre-se de garantir a tinta colorida desejada. No mercado, há alternativas diversas, variando de marca e cor, como as versões azuis, rosas, laranjas, amarelas, roxas, verdes e por aí em diante. 

O passo a passo 

Passo 1: teste 

Para começar, é essencial realizar um teste de mecha. Esse cuidado serve para conferir se você tem alergia ao produto, ou então, se a cor de tinta escolhida está de acordo com as suas expectativas. Para tanto, aplique uma quantidade mínima na parte traseira das madeixas. Aguarde 40 minutos e lave, conferindo o resultado. 

Passo 2: descolorindo 

Em uma tigela, misture a água oxigenada e o pó descolorante. Mexa bem até que o produto fique com uma aparência lisinha. Para não ter erro, siga sempre as recomendações do fabricante. Com tudo pronto, separe as mechas de cabelo que você deseja pintar. 

O uso de presilhas ou elásticos pode te ajudar nessa etapa. Coloque as luvas e, com o pincel, vá aplicando a mistura no local que será descolorido. Finalize a etapa cortando um pedaço de papel alumínio e envolvendo toda a mecha. 

Passo 3: acompanhamento 

A cada 15 minutos, abra a folha de alumínio para ver como está o clareamento. Em geral, os fios claros passam por esse processo rapidamente. Já se perceber que as madeixas continuam escuras, aplique mais um pouquinho da mistura. O tempo máximo para descolorir é de 45 minutos. 

Passo 4: lave bem 

Assim que a descoloração estiver finalizada, lave as mechas muito bem, sem que o restante dos fios entre em contato com as áreas tingidas. Você também pode aplicar um shampoo neutro ou normal. Seque as madeixas ao natural ou com a ajuda de um secador. 

Passo 5: um pouco de cor 

Assim que finalizar, o seu cabelo já está pronto para receber um pouquinho de cor. Com a ajuda do pincel, vá aplicando a tinta colorida no local. Quando terminar, envolva novamente as mechas em papel alumínio e deixe descansar por, em média, 30 minutos. Em seguida, enxágue bem e lave a região com shampoo. 

Seguindo esses passos, o seu cabelo já ficará colorido do jeitinho que você sempre quis. É importante lembrar de realizar uma manutenção periódica para que o pigmento não desbote ou que os fios fiquem ressecados. Evite aplicar shampoos com ação anti-resíduos e tenha o hidratante como seu melhor amigo. 

E aí, com esse passo a passo completo, você conseguiu aprender como fazer mechas coloridas e conquistar um look diferentão? Estamos torcendo por aqui! 

Caso queira investir nessa ideia e adquirir os melhores produtos para iniciar essa transformação, aproveite para acessar o nosso site e fazer já o seu pedido. Nos vemos lá!

7.3.21